quarta-feira, 15 de junho de 2011

 Raízes do Pampa homenageia Rui Biriva

No dia 25 de abril deste ano, a música tradicionalista gaúcha perdeu um de seus maiores expoentes. Rui da Silva Leonhardt morreu aos 53 anos, por complicações de um câncer do intestino grosso. Rui Biriva, como era conhecido, pisou no palco do Raízes do Pampa e, exatamente essa edição foi a escolhida pela produção da atração para homenagear o cantor, no domingo (12).

Biriva viveu até os 10 anos de idade na cidade de Horizontina. Aos 14, venceu o Festival Estadual Estudantil da Canção. Mudou-se ainda jovem para o Paraná, onde iniciou o curso de Direito na Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 1978, que não chegou a concluir. Após um período morando em São Paulo, retornou ao Rio Grande do Sul.

O nome artístico foi adotado após a gravação da canção "Birivas", de Airton Pimentel, com a qual venceu o festival Seara da Canção Gaúcha, em 1982. Biriva é como é chamado o tropeiro de gado no estado.Em maio de 1987, gravou o seu primeiro álbum: Cantar, produzido por Ayrton dos Anjos, pela Continental Discos. Rui Biriva gravou 14 discos. Entre seus maiores sucessos estão Tchê Loco, Quebrando Tudo, Canção do Amigo e Castelhana, esta composta em parceria com o cantor Elton Saldanha. Em 2003, passou a apresentar o programa "Paralelo Sul" na TVE-RS.


Por: Jorn. Jorge Fuentes – com informações do site pt.wikipédia.org
 
Acompanhe o programa exibido no dia 12/06/2011 


Nenhum comentário:

Postar um comentário