terça-feira, 22 de março de 2011

SAIBA COMO SE TORNAR UM ASSADOR NOTA 10!

Carro-chefe da tradicional culinária gaúcha, o churrasco ultrapassou as fronteiras do Rio Grande e hoje é uma preferência nacional. Domingo de sol, um bom futebol, companhias agradáveis, uma celebração especial, ocasiões que pedem e merecem um bom assado. Para você que não deseja passar vergonha na frente dos amigos e familiares, eis algumas dicas de como fazer um belo churrasco. Desde a escolha da carne até o cuidado com o fogo, vários detalhes fazem a diferença no preparo de  um assado que delicie o paladar de todos. Confira as dicas:

1) A escolha da carne
Para não errar ao escolher o corte, observe a cor e a textura da carne. O ideal é que seja avermelhada, com uma manta de gordura clara. Carnes muito magras são inadequadas porque torram facilmente. Uma dica é perguntar sobre a procedência da carne: a proveniente de animais criados em cativeiro tende a ser mais macia,porque o animal não desenvolve tantos músculos.

2) O tempero
A forma mais prática de salgar é usar sal grosso. A quantidade não importa porque a carne só vai absorver o necessário, mas o importante é temperar na hora de colocar no fogo.

Se a carne ficar de molho, tende a ficar salgada em demasia. Uma alternativa campeira é espetar a carne sem tempero e despejar salmoura, feita com sal e água fervente, quando ela estiver quase pronta.

3) Ao espetar
Cuidado para que a carne seja bem distribuída no espeto, de modo a ficar firme.

No caso de cortes como costela, isso é garantido espetando rente ao osso.

4) O fogo
Os tradicionalistas recomendam o uso de lenha para que a carne fique mais saborosa. Mas a lenha deve ser do tipo que faz brasa, para garantir a manutenção do calor.

5) A hora de levar ao fogo
A carne só deve ser colocada quando a churrasqueira estiver aquecida, com fogo em brasa.

Se usar carvão, por exemplo, o momento certo é quando o carvão estiver vermelho.

6) Manejo dos espetos
O espeto deve ser colocado sobre o fogo com a parte do osso virada para baixo. Ao ser aquecido, o osso ajuda a cozinhar a carne.

7) Cozimento uniforme
Para garantir o equilíbrio, o assador deve monitorar a posição dos espetos e do fogo durante todo o cozimento.

8) Ao alimentar o fogo
O fogo não deve encostar na carne. Para que fique no ponto, ela deve ser cozida apenas com o calor das chamas.

9) O ponto ideal
Cada carne tem seu próprio tempo de cozimento, mas o ideal é não ter pressa. Uma costela demora pelo menos 1 hora e 30 minutos para ficar no ponto.

10) Ao bater a carne
Depois que a carne estiver assada, bata a carne para tirar o excesso de sal .

Depois é só reunir os amigos e saborear o patrimônimo culinário gaúcho.

Fonte: www.blogdamarianamoura.blogspot.com - Foto: www.pampasonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário